ASBRAD

Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude

Criança Migrante

O objetivo do projeto Criança Migrante é garantir os direitos das crianças e adolescentes migrantes do Brasil, especialmente os que têm histórico de violência e exploração sexual.

O Criança Migrante atua em três municípios com alto fluxo de atividade migratória e imigratória: Assis Brasil (AC), Foz do Iguaçu (PR) e São Paulo (SP).

A metodologia do Criança Migrante se baseia na realização de levantamento de dados relacionados à migração, imigração e exploração sexual nestas regiões, elaboração de conteúdo de formação no tema e capacitação profissional de assistentes sociais especializados no atendimento a este público.

Ou seja, o projeto tem como foco capacitar os profissionais que trabalham com as crianças e adolescentes migrantes. A capacitação, normalmente realizada em cursos de curta duração, aborda técnicas de atendimento e definição de fluxos locais para a recepção e encaminhamento dessas situações de violação de direitos.

O Criança Migrante é realizado a partir da articulação com Conselhos de Direitos Estaduais, Municipais e Gestores Públicos das cidades em que atua.