ASBRAD

Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude

Trabalho de base nas fronteiras! Asbrad participa de encontro da  Rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas na Tríplice Fronteira (RETP) do Brasil, Peru e Colômbia.

Em  Tabatinga-AM, a Asbrad mediou um encontro organizado pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e a Cáritas da Diocese de Alto Solimões, que reuniu 65 pessoas do Brasil, Colômbia  e Peru, com 16 localidades representadas por populações indígenas e missionários(as).

Os participantes tiveram a oportunidade de diagnosticar os fatores de risco ao tráfico de pessoas e construir uma agenda de ação na região da Tríplice Fronteira.
Na apresentação de conceitos, enfatizamos o propósito desse crime, como intenção de exploração e lucro; a intenção dos traficantes de distanciar a vítima entre países ou cidades com o objetivo de desvinculá-lo de sua rede de proteção, a exploração dos sonhos, bem como o risco causado às pessoas por vulnerabilidade local, como a ausência de emprego, aumento da criminalidade relacionada às violações ambientais.
A metodologia do encontro contou com trabalhos em grupos, seguindo o critério de origem geográfica, com o objetivo de compartilhar os casos de tráfico em suas localidades. Com base nessas informações, cada um dos grupos dramatizou suas experiências em plenário, buscando colocar em perspectiva os casos e formas pelas quais esses crimes ocorrem. Verificamos, sobretudo, os riscos que relacionam o tráfico de pessoas a outros crimes transfronteiriços, como o tráfico de armas e drogas. As apresentações foram complementadas pela análise das mediadoras do encontro, buscando, assim, ajudar a identificar as diferentes formas de atuação dos perpetradores e violações de direitos humanos.
Para elaborar as estratégias de atuação, apresentamos a legislação de cada um dos três países e os canais seguros para a realização das denúncias. Os participantes buscaram chegar a acordos, destacando a importância da prudência e o compartilhamento de responsabilidades no atendimento dos casos, além de garantir o cuidado com a vítima e respeitar suas decisões em todo o processo da garantia de direitos.
Este seminário possibilitou o encontro de diferentes culturas de celebração de compromissos para realizar ações de prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas na tríplice fronteira e de proteção da população indígena.
A participação da Asbrad contou o apoio do programa Avião Solidário da LATAM, que promove a prevenção ao tráfico de pessoas e o retorno seguro das vítimas deste crime.