ASBRAD

Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude

Websérie 2022- Tráfico de Pessoas no Brasil – ANO 3

CURSO DE INVERNO-LIVRE PARTICIPAÇÃO

De 25 a 29 de julho de 2022 – sempre às 19:00 (BRT)

NÃO é preciso realizar cadastro prévio.
Para participar basta inscrever-se no canal do YouTube

100% Gratuito
10 horas de conteúdo online
Certificados
*Confira o regulamento no final desta página.

Programação:


Segunda-feira – 25 de julho

Episódio 01 –

Bloco 1- PROJETOS ESTRATÉGICOS CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS

A abertura da Websérie contará com o lançamento da  campanha “Expectativa X  Realidade 2022”, produto do premiado projeto Estratégico Liberdade no AR que busca a disseminação do conhecimento para a prevenção ao tráfico de pessoas e trabalho em condição análoga à de escravo.  A campanha conta com animações inéditas que abordarão o tema na perspectiva do aliciamento para o amor romântico; exploração na construção civil e em atividades ligadas ao desmatamento. A partir de 30 de julho, os vídeos serão veiculados nos principais aeroportos, rodoviárias e portos do Brasil.

Firmando uma  parceira inédita para a prevenção do tráfico de pessoas,  contaremos com a participação de Raymundo Nonato de Freitas Junior-  assessor de Gerência Técnica de Educação para Consumo e Qualidade dos Serviços de Transporte Aéreo de Passageiros – GTEQ da ANAC e a procuradora do Trabalho Andrea Gondim- gerente do projeto executivo Liberdade no Ar.

Em seguida, falaremos sobre  o projeto Avião Solidário, uma iniciativa privada  para retorno seguro de vítimas do tráfico de pessoas. Contaremos com a participação de Gislaine Rossetti, da Latam e Dalila Figueiredo, presidente da Asbrad.  

Bloco 2- ENGAJAMENTO DO CINEMA CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS

Após a abertura, o Cineasta, Renato Barbieri, e o ex- Procurador Geral do Trabalho, professor e advogado Luís Antônio Camargo de Melo,  falarão sobre a arte como estratégia de engajamento  contra todas as formas de exploração. Os participantes  dialogarão sobre os fatos que  inspiraram do filme Pureza e o sistema que perpetua situações de superexploração do trabalho humano. O encontro será mediado pela Procuradora do Trabalho, Cristiane Sbalqueiro.

Terça-feira – 26 de julho

Episódio 02-   EXPERIÊNCIAS DE PÓS-RESGATE

Após a identificação e resgate de pessoas que sobreviveram ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo inicia-se uma angustia: como quebrar ciclos geracionais de exploração e evitar processos de (re)exploração?  Motivados pelo ideal da liberdade, o episódio apresentará experiências exitosas que buscam apoiar grupos em situação de vulnerabilidade.

A primeira inciativa será  apresentada pelo Procurador do Trabalho, Gustavo Accioly apresentando  projetos  transformadores para as vítimas, como o curso de capacitação em moda com o renomado estilista Reinaldo Lourenco para trabalhadores e trabalhadoras resgatadas, a formação da rede Costurando Sonhos, a capacitação para pessoas trans vítimas de tráfico de pessoas, algumas egressas do sistema prisional, além de migrantes e refugiadas, dentre outras ações.

Conheceremos o   Projeto RaiceRede de Ação Integrada para Combater a Escravidão, apresentado por  Brígida dos Santos, assistente social da CPT . A convidada apresentará o projeto que ocorre nos estados do Tocantins, Pará e Rio de Janeiro e busca  fortalecer a rede de enfrentamento ao trabalho escravo e estimular a realização de fiscalizações e denúncias.

O Oficial de Projetos da OIT Brasil, Erik Ferraz, abordará a experiência da elaboração e disseminação do documentário “Precisão” como ferramenta de sensibilização sobre o tema do trabalho escravo e a boa prática , adotada pelo Estado do MA ao debater as questões do trabalho escravo e infantil como um ciclo de causa/consequência.

Por fim, a coordenadora da Conaete, Lys Sobral Cardoso, apresentará o projeto Vida pós- resgate que  busca viabilizar, como medida sustentável para o combate ao trabalho análogo ao de escravo do ponto de vista de reprodução social dos trabalhadores resgatados e de suas famílias, a inserção desses indivíduos na produção rural autônoma.

A mediação será realizada por Graziella Rocha- Coordenadora de Projetos da Asbrad.

Quarta-feira -27 de julho

Episódio 03-  CRIANÇAS E ADOLESCENTES, ESTRATÉGIAS DE BASE E ESCUTA CENTRADA NA VÍTIMA

Neste episódio, contaremos com a participação do Procurador-Geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira que falará do compromisso da instituição com o enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Na sequência, compartilharemos a experiência da Rede Peteca, representada pelo Procurador Antonio de Oliveira Lima, que nos ajudará a compreender os efeitos perversos da exploração na vida de crianças e adolescentes que propicia a inclusão no círculo vicioso do tráfico de pessoas para fins de trabalho escravo.

O defensor dos direitos humanos, Francisco Alan Santos Lima, representante da Comissão Episcopal Especial para o Enfrentamento ao tráfico humano da CNBB,  falará sobre as estratégias de atuação para mobilização do trabalho de base no combate ao tráfico de pessoas.

A Juíza do Trabalho Aline Fabiana Campos Pereira, contará sua experiência como pesquisadora  na Universidade Nottingham e a importância de procedimentos centrados na proteção das vítimas. A mediação será realizada por Graziella Rocha- Coordenadora de Projetos da Asbrad.

Quinta-feira- 28 de julho

Episódio 04- VISÃO INTERNACIONAL DO TRÁFICO DE PESSOAS

Pesquisa recente realizada pela OIT e a Clínica do Trabalho Escravo da Universidade Federal de Minas Gerais traçou um perfil dos processos criminais envolvendo o tráfico internacional de pessoas e seus impactos na garantia de direitos. Abordando os resultados da pesquisa e algumas tendências internacionais sobre o tema, contaremos com a presença da Coordenadora da Clínica de Trabalho escravo e tráfico de pessoas da UFMG, a Profª Dra. Lívia Miraglia e de Débora Castiglione, Assistente de operações da OIM Brasil.

Comentando sobre casos recentes de tráfico internacional de pessoas teremos a presença do Dr. João Luiz Moraes Rosa, Delegado da Polícia Federal – Grupo de Investigações Sensível de Sorocaba/SP. A mediação será realizada pela Procuradora do Trabalho  Cristiane Sbalqueiro.

Sexta-feira -29 de julho

Episódio 05-  BALANÇO SOBRE TRÁFICO DE PESSOAS E TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL

No fechamento da temporada 2022 apresentaremos dados recentes e fatores de risco para o tráfico de pessoas no Brasil. Serão realizadas análises a partir de resultados de fiscalizações e procedimentos do MPT e da DETRAE e dos relatórios produzidos pelo UNODC. O episódio contará com a participação do  Vice-Coordenador Nacional da Conaete, Italvar Medina; do Chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo Maurício Krepsky Fagundes e da Coordenadora de Projetos para o Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do UNODC Brasil, Daya Hayakawa. A mediação será realizada pela Procuradora do Trabalho  Cristiane Sbalqueiro.


Regulamento para obtenção dos Certificados:

Certificados de participação:

1.Todos os dias, durante a transmissão ao Vivo, no chat do Canal do Youtube/Asbrad, serão disponibilizados QR CODES e links para cadastro e obtenção dos certificados de participação no episódio do dia;

2.Durante a transmissão é necessário acessar a página externa, preencher os dados e confirmar a solicitação do certificado.

3.Os certificados de participação serão digitais, emitidos automaticamente e enviados para o e-mail cadastrado em até 24 horas após o término do episódio.

4.Necessariamente, para cada episódio assistido, deverá ser realizado um novo cadastro para a obtenção dos certificados de participação.

5. Cada episódio totalizará 02 horas de atividades diárias.

Para converter os certificados de participação em Certificado de Curso de Inverno- chancelado pela UFMG, você deve: 

✅Estar presente em ao menos 3 dos 5 encontros ao vivo;
✅Pegar os certificados  online. Os links serão divulgados no Chat.
✅Enviar até o dia 05/08, para o e-mail :  clinicatrabalhoescravo@gmail.com                                      Anexe a certificação coletada e um parágrafo com as suas impressões do curso, do conteúdo tratado e deixe sugestões para o ano que vem!

Dúvidas frequentes:

1.Por que preciso me cadastrar todos os dias para receber os certificados de participação? Porque o nosso curso é democraticamente oferecido, no Youtube, para um número imprevisível de pessoas. Considerando nossa força de trabalho e recursos disponíveis, a emissão automática e diária é a melhor solução para assegurar que somente receberão os certificados aqueles que, de fato, acompanharam os episódios da Websérie.  

2.Eu posso obter o certificado somente de 01 dia que acompanhei? Sim. Não existem limites quanto ao número de certificados de participação que poderão ser obtidos. Cada episódio totalizará 02 horas de atividades.

3. Caso eu não consiga acompanhar ao vivo, posso solicitar o certificado de participação? Não. Os certificados são exclusivos para aqueles que acompanharem ao vivo.

……………………..

PROJETO SEM FINS LUCRATIVOS!

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 18 ANOS:
Tema sensível. Poderão ser exibidos vídeos e imagens contendo cenas de sexo e violência.

Ficou alguma dúvida?

Escreva para: projetos@asbrad.org.br

………………………….

Realização:
Ministério Público do Trabalho- Projeto Liberdade no Ar
Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude- Asbrad
Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da Faculdade de Direito da UFMG