ASBRAD

Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude

www.asbrad.org.br/webserie

CURSO LIVRE DE INVERNO

Para participar, não é necessário realizar inscrições prévias.

Acesse: https://www.youtube.com/asbrad

(Lembre de ativar o sininho para receber a notificação de início do episódio).

PROGRAMAÇÃO (de 25 a 29 de julho de 2022). 

Segunda-feira 

Bloco 1- PROJETOS ESTRATÉGICOS CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS

A abertura da Websérie contará com o lançamento da  campanha “Expectativa X  Liberdade 2022”, produto do premiado projeto Estratégico Liberdade no AR que busca a disseminação do conhecimento para a prevenção ao tráfico de pessoas e trabalho em condição análoga à de escravo.  A campanha conta com animações inéditas que abordarão o tema na perspectiva do aliciamento para o amor romântico; exploração na construção civil e em atividades ligadas ao desmatamento. A partir de 30 de julho, os vídeos serão veiculados nos principais aeroportos, rodoviárias e portos do Brasil.

O Procurador- Geral do Trabalho, Dr. José de Lima Ramos Pereira e representante da Conaete Nacional, Lys Sobral Cardoso participarão da abertura da temporada 2022, reafirmando a importância de ações no eixo da prevenção ao tráfico de pessoas e trabalho escravo para todo o Brasil.  Em seguida,   celebraremos o primeiro ano da parceria inédita para retorno seguro de vítimas do tráfico de pessoas. Gislaine Rossetti, da Latam e Dalila Figueiredo, presidente da Asbrad,  refletirão sobre a importância do Projeto Avião Solidário.

Bloco 2- ENGAJAMENTO DO CINEMA  NA LUTA CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS

Após a abertura, o Cineasta, Renato Barbieri, e o ex- Procurador Geral do Trabalho, professor e advogado Luís Antônio Camargo de Melo,  falarão sobre a arte como estratégia de engajamento na luta contra todas as formas de exploração. Os participantes  dialogarão sobre os fatos que  inspiraram do filme Pureza e o sistema que perpetua situações de superexploração do trabalho humano. O encontro será mediado pela Procuradora do Trabalho, Cristiane Sbalqueiro.

Terça-feira

Episódio 02-   EXPERIÊNCIAS DE PÓS-RESGATE

Após a identificação e resgate de pessoas que sobreviveram ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo inicia-se uma angustia: como quebrar ciclos geracionais de exploração e evitar processos de (re)exploração?  Motivados pelo ideal da liberdade, o episódio apresentará experiências exitosas que buscam apoiar grupos em situação de vulnerabilidade.

A primeira inciativa será  apresentada pelo Procurador do Trabalho, Gustavo Accioly apresentando diversas iniciativas que inspiram a luta contra o tráfico de pessoas e o trabalho escravo. Dentre elas, apresentará os projetos que foram transformadores para as vítimas, como o curso de capacitação em moda com o renomado estilista Reinaldo Lourenco para trabalhadores e trabalhadoras resgatadas, a formação da rede Costurando Sonhos, a capacitação para pessoas trans vítimas de tráfico de pessoas, algumas egressas do sistema prisional, além de migrantes e refugiadas, dentre outras ações transformadoras.

As demais inciativas são a Caravana da Liberdade, no Maranhão, com a exposição de Erik Ferraz, Oficial de Projetos da OIT e a apresentação do projeto RaiceRede de Ação Integrada para Combater a Escravidão por  Brígida dos Santos, assistente social da CPT, compartilhando experiência que ocorre nos estados do Tocantins, Pará e Rio de Janeiro buscando  fortalecer a rede de enfrentamento ao trabalho escravo e estimular a realização de fiscalizações e denúncias. A mediação será realizada por Graziella Rocha- Coordenadora de Projetos da Asbrad.

Quarta-feira

Episódio 03-  CRIANÇAS E ADOLESCENTES, ESTRATÉGIAS DE BASE E ESCUTA CENTRADA NA VÍTIMA

Neste episódio, contaremos com a experiência da Rede Peteca, representada pelo Procurador Regional do Trabalho Antônio Oliveira Lima, que nos ajudará a compreender os efeitos perversos da exploração na vida de crianças e adolescentes que propicia a inclusão no círculo vicioso do tráfico de pessoas para fins de trabalho escravo.

O defensor dos direitos humanos, Francisco Alan Santos Lima, representante da Comissão Episcopal Especial para o Enfrentamento ao tráfico humano da CNBB,  falará sobre as estratégias de atuação para mobilização do trabalho de base no combate ao tráfico de pessoas.

A Juíza do Trabalho Aline Fabiana Campos Pereira, contará sua experiência como pesquisadora  na Universidade Nottingham e a importância de procedimentos centrados na proteção das vítimas. A mediação será realizada por Graziella Rocha- Coordenadora de Projetos da Asbrad.

Quinta-feira

Episódio 04- VISÃO INTERNACIONAL DO TRÁFICO DE PESSOAS

Pesquisa recente realizada pela OIT e a Clínica do Trabalho Escravo da Universidade Federal de Minas Gerais traçou um perfil dos processos criminais envolvendo o tráfico internacional de pessoas e seus impactos na garantia de direitos. Abordando os resultados da pesquisa e algumas tendências internacionais sobre o tema, contaremos com a presença da Coordenadora da Clínica de Trabalho escravo e tráfico de pessoas da UFMG, a Profª Dra. Lívia Miraglia e de Débora Castiglione, Assistente de operações da OIM Brasil. A mediação será realizada pela Procuradora do Trabalho  Cristiane Sbalqueiro.

Sexta-feira

Episódio 05-  BALANÇO SOBRE TRÁFICO DE PESSOAS E TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL

No fechamento da temporada 2022 apresentaremos dados recentes e fatores de risco para o tráfico de pessoas e o trabalho análogo ao escravo no Brasil. Serão realizadas análises a partir de resultados de fiscalizações e procedimentos do MPT e da DETRAE e dos relatórios produzidos pelo UNODC. O episódio contará com a participação do  Vice-Coordenador Nacional da Conaete, Italvar Medina; do Chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo Maurício Krepsky Fagundes e da Coordenadora de Projetos para o Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do UNODC Brasil, Daya Hayakawa. A mediação será realizada pela Procuradora do Trabalho  Cristiane Sbalqueiro.

—————————————————

CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO 

Serão oferecidos Certificados de Participação, no formato digital, somente para pessoas que acompanharem a transmissão AO VIVO.

Passo a passo para adquirir os certificados: 

1-  Assistir AO VIVO a transmissão no canal do Youtube (começa às 19h  – horário de Brasília);

2- Entrar no bate papo e clicar no link que será disponibilizado pelos administradores;

3-  Durante a transmissão, acessar ao link;

4- Na página externa, preencher os dados solicitados para a emissão do certificado e confirmar a solicitação. Você receberá um e-mail de confirmação do seu pedido.

5- Os certificados serão enviados automaticamente para os e-mails cadastrados, em até 24 horas, após o encerramento da transmissão AO VIVO.

Observações:

* Somente aqueles que  acompanharem AO VIVO  poderão solicitar os certificados de participação;

** Os certificados registrarão 02 horas de atividades complementares diárias.